Sobre
Fórum Estadual de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro
O Fórum Estadual de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro nasce em 2017, com o apoio das lideranças trans, que participaram da criação da primeira instituição brasileira em defesa dos direitos das pessoas transexuais a Associação de Travestis e Liberados (ASTRAL) em 1992, na cidade do Rio. Essas lideranças eram: Indianarae Siqueira, Jovanna Baby, Keila Simpson, Angela Lecrery, João W Nery e outres. Desta forma o Fórum TTRJ trata-se de um grupo que reúne mais de 90 lideranças transexuais e travestis do RJ e Brasil, e muitas das lideranças são representativas por região\território como: região serrana, região dos lagos, região do norte e noroeste fluminense e metropolitana, capital.
Conectado as lutas trans desde seu início com as associações, a cidade do Rio é a capital das travestis\transexuais, das paradas e marchas LGBT+, alianças parlamentares em defesa dos direitos trans e LGBT, políticas públicas e equipamentos dedicados ao combate da violência Transfóbica e LGBTFóbica, que serviram de exemplo para toda uma mobilização de associações, paradas da diversidade e fortalecimento das lutas dessa comunidade.
A existência deste forum é resultado das lutas que foram iniciadas no passado, só que desta vez existe outra geração de transexuais, as adolescentes\juventude que se identifica e constrói movimento social, dando continuidade aos passos de lutas por dignidade, respeito e direitos humanos negados pelo preconceito e discriminação que esta população sofre cotidianamente na sociedade. Combater a transfobia, sorofóbia (discriminação contra pessoas que vivem com HIV\AIDS) racismo e outras formas de violência.
Conectar as diversas gerações de travestis e mulheres transexuais, homens trans e transmasculines\pessoas não binárias para juntes, fortalecer as lutas por direitos humanos para população trans no RJ. Conectando pautas de importância para as lutas trans, em diversos setores sociais como as lutas por acesso e permanência na educação, políticas de respeito e equidade no SUS na saúde, acesso a editais de cultura e fomento às travestis e transexuais artistas independentes, conduzir formação política com os movimentos feministas, de luta antiracista, anticapacitista, anticapitalista, lutas de crianças e adolescentes que muitas vezes são abandonados por sua identidade de gênero transexual, pautar políticas de juventude que viabilize acesso de jovens transexuais e negras as mais atingidas pelas vulnerabilidades sociais e assassinatos por crime de ódio no país, o Brasil é o pais que mais mata travestis e transexuais.
Equipe
Saiba mais sobre nós
Wescla Vasconcelos
Diretora
É atriz, pedagoga, pesquisadora mestra em comunicação pela Universidade Federal Fluminense, nasceu em Fortaleza (Ceará) e é Diretora do Fórum Estadual de Travestis e Transexuais do RJ (coletivo com atuação a 7 anos no estado) e também compõe o coletivo SERTRANSNEJAS de arte e cultura trans nordestina.
Wescla foi uma das primeiras assessoras parlamentares trans da Câmara Municipal do Rio onde trabalhou de 2017\2018 com Marielle Franco e 2021\2023 com Tainá de Paula, onde contribuiu diretamente com avanços na cidade para perspectivas trans e LGBTQIAPNB+ em pautas legislativas e trabalhos em comissões de educação, juventudes, mulheres e em projetos de leis\debates e audiências públicas. Trabalhou como assessora técnica de atualização em políticas públicas LGBT+ no Programa Estadual RIO SEM LGBTFobia. 2018\2019.
É garota propaganda dos comerciais do Canal Futura, atriz do longa premiado por melhor filme no Festival do Rio (Paloma - 2022), atriz da série "Arcanjo Renegado" e atriz do clipe "Hoje Eu Decidi" de grande cantor nacional Marcelo Falcão (ex-Rappa). Wescla Vasconcelos também teve projeto aprovado em edital da Lei Aldir Blanc e executou como diretora o filme "Transcinema" (Projeto que discute a presença das mulheres trans no audiovisual).
É curadora, produtora criativa, apresenta e desenvolve saraus, festivais, oficinas, cursos, consultorias…
Idealizadora e CEO do projeto @transconsultorias.